Por essa você não esperava não é mesmo ?
A verdade é que toda impressora possui uma vida útil e isso pode variar muito entre fabricante, impressora e modelos.
Tanto para impressoras a laser quanto para impressora a jato de tinta, o tempo de duração é em média 3 anos, mas você pode prolongar muito a vida útil de sua impressora tomando alguns cuidados e fazendo uma manutenção periódica com uma assistência técnica especializada como a BHPRINTERS por exemplo.
A manutenção é utilizada para limpar os resíduos que se acumulam com o tempo na impressora, com a finalidade de lubrificar e regular o aparelho.
Em organizações que utilizam as impressoras com muito mais frequência e exigem mais do desempenho do equipamento, o recomendado é que seja feita de 6 em 6 meses, no máximo. Em caso de uso doméstico, a manutenção deve feita, em média, uma vez por ano.
Como fazer a manutenção preventiva?
Ela é realizada por meio de um processo que é formado basicamente por três etapas: limpeza, lubrificação e regulagem. Vamos explicar cada uma dessas etapas abaixo:
1. Limpeza
Essa é a primeira etapa do processo de manutenção preventiva. A forma correta de se realizar uma limpeza adequada e detalhada na impressora é desmontar a equipamento completamente, a fim de limpar separadamente cada peça, impedindo que algumas partes fiquem limpas e outras não. É preciso ter conhecimento e muito cuidado para depois não se esquecer de como remontar a impressora.
2. Lubrificação
Após a impressora estar limpa, partimos para a segunda fase do processo de manutenção preventiva. Será preciso lubrificar todas as partes necessárias para conseguir remontar a máquina. Para tal, tenha em mãos um lubrificante de ótima qualidade, que seja desenvolvido especialmente para impressoras e suas partes. Visto que, cada componente, muitas vezes utilizam lubrificantes diferentes.
3. Regulagem
Essa é a última fase do processo de manutenção preventiva da impressora e também a mais complexa. Após a impressora estar montada e lubrificada, é necessário regular e calibrar todas as suas peças, visto que o uso contínuo ou a própria remontagem podem desregular os componentes da máquina.