É muito comum clientes de gráficas ficarem totalmente confusos na hora de escolher a gramatura do papel ideal para seu projeto. Diante de tantas opções, características e preços, como fazer a melhor escolha para um material impresso? E ainda mais difícil: para que a impressão saia da maneira esperada, cada projeto gráfico exige sua gramatura ideal. No entanto, há como facilitar essa situação. Termine de ler este texto e entenda facilmente como escolher a gramatura indicada para cada tipo de impresso, sendo ele um cardápio, convite de casamento, fotografia, cartão de visita, certificado ou até mesmo artesanato e aquarela.
Índice
Mas o que é gramatura de papel?
Gramatura ou gramagem é uma unidade de medida que corresponde a densidade de cada folha de papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Assim sendo, uma folha duplex couchê 90, por exemplo, tem o peso igual a 90 gramas. Geralmente, porém com exceções, as folhas mais leves são mais finas, à medida que papéis mais pesados são mais grossos.
Importância da gramatura
Na hora de selecionar um papel para o seu projeto gráfico, é essencial dar atenção a gramatura correta, pois uma escolha ruim de material pode danificar o trabalho finalizado com rasuras, borrões, aparência enrugada e influenciar no acabamento do produto. Uma dica é sempre conferir uma amostra no tamanho real do papel que você precisa, para ter uma noção melhor da versão final do impresso. A maleabilidade da folha muda conforme o tamanho da amostra, e, fazendo isso você evita a sensação falsa de que o papel é mais fino ou mais duro do que ele realmente é.
Gramatura não é espessura
Muitas vezes quando pesquisamos sobre gramatura do papel, acabamos confundindo a medida com espessura. Entretanto, esses dois conceitos não estão exatamente associados. A gramatura é a medida de densidade relacionada ao peso de um metro quadrado de papel. Já a espessura, é apenas a distância entre os dois lados de uma folha. Logo, como cada papel pode ser feito de diversos tipos de celulose, cargas, aditivos e métodos de compactação de fibras diferentes, folhas de variadas empresas e com a mesma gramatura podem apresentar espessuras diferentes.
Gramaturas e seus principais usos
Conhecendo esses princípios básicos da gramatura do papel, podemos enfim aprender a escolher a gramatura ideal para o seu projeto gráfico. Acompanhe:
30g a 63g
Esta é a faixa de gramaturas mais leves, recomendadas para papel tipo ceda, couché e kraft, e largamente usadas por fábricas e indústrias. As folhas de 35g a 55g são geralmente utilizadas em jornais e bobinas de máquinas de cartão. Agora as gramaturas de até 63g são empregadas na fabricação de itens, como etiquetas adesivas, blocos para orçamento e notas fiscais.
75g a 80g
Panfletos e, em uma qualidade menor, convites e cartões são confeccionados com essa gramatura em couché ou offset. Além de tudo, hospitais e empresas, também empregam muito essa gramatura, uma vez que ela é indicada para receitas e papeis timbrados.
90g a 115g
Usualmente nomeadas como A4, elas são normalmente empregadas na impressão caseira de cartazes, folhetos e panfletos com pouco custo. São gramaturas apropriadas para miolos de agendas e cadernos, hot stamping e artesanatos.
120g a 150g
Entramos nas gramaturas altas, o que indica que daqui para frente você pode produzir impressos com qualidade. Por exemplo, a folha offset de 120g é usada em sketchbooks, enquanto a gramatura de 150g é normalmente empregada na impressão de flyers, capas de revista, folders, folhetos e panfletos que necessitam de mais durabilidade.
180g
Usado em cartões, sacolas de papel e cartolinas de qualidade inferior, essa gramatura do papel indica a espessura limite aceita em impressoras domésticas. Se você quer produzir convites, há certos tipos de papéis que funcionam bem com essa gramatura.
200g a 300g
Geralmente este intervalo de gramatura é utilizada em convites, cartões de visita, de aniversário, catálogos, panfletos, cartões-postais, folders, capas de livros, cardápios, flyers, calendários e outros materiais que necessitam ser manipulados com regularidade e demandam mais resistência e durabilidade. Quanto mais alta for a gramatura, maior será a qualidade e o custo. Porém, não é essencial a escolha da maior densidade disponível, pois você pode elaborar produtos excelentes optando por gramaturas menores. Use folhas com valores acima de 300g apenas para trabalhos específicos como desenhos profissionais e aquarela.
Acima de 350g
Somente impressoras bastante especializadas conseguem imprimir gramaturas superiores a 350g. Porém, há projetos que exigem este tipo de material, como na técnica Fine Art de duplicação em altíssima qualidade de obras de arte. Além disso, são normalmente empregados para desenhos, artesanatos e pintura aquarela.