Quer saber quais são os melhores tipos de tintas para impressora? Você precisa, antes, entender suas diferenças entre cartucho ou toner e, claro, a BHPRINTERS assistência técnica te ajudará neste conteúdo!
Comprar tipos de tintas para impressora pode parecer simples, mas na hora de escolher o melhor para o seu acessório, você pode encontrar alguns obstáculos. Ainda mais se for a sua primeira compra.
Além de compatibilidade com a impressora, conhecer quais os tipos de tintas ideias para a impressão é fundamental. Todos esses detalhes você descobre agora, confira.
Índice
Como escolher tinta de impressora?
Para saber como escolher tinta de impressora, é necessário primeiramente conferir a compatibilidade do aparelho, seja ele Tintas e Toners.
Feito isso, será importante entender quais são os tipos de tinta que existem no mercado. Saber sobre esse assunto influenciará bem no que é impresso e, dependendo da finalidade que queira dar a ele, determinado tipo não será o ideal.
Outra análise a ser feita é a marca. As mais populares certamente são as de maiores confianças e podem gerar melhor resultado na impressão, ou seja, interferirão diretamente na qualidade do impresso.
Quais são os tipos de tintas para impressora?
Um dos primeiros cuidados que você precisa tomar ao escolher entre as tintas para impressora são os tipos de tintas compatíveis com seu dispositivo.
Esses tipos de Tintas para Impressora variam conforme a sua composição química e o objetivo do uso da impressão.
Então, antes mesmo de ir às compras, tenha bem definido o que quer imprimir no aparelho para poder nortear as escolhas.
Tinta pigmentada
É uma popular, por ser usada para fotografias e documentos. Seu nome vem da sua composição de pequenos pigmentos que não diluem na solução.
A tinta pigmentada é mais econômica já que sua quantidade depende muito da intensidade da cor.
Mesmo assim, em certos tons, você usa menos tinta pigmentadas que outros tipos. Ela também dura mais no papel do que outras.
Os melhores papéis para essa tinta são o papel algodão, o Photo Glossy, Luster e Photo Matter.
Tinta à base de corante
Mais popular do que a pigmentada, as tintas à base de corante também são mais baratas e são ótimas para impressões do dia a dia, como documentos.
Em termos de intensidade, ela é mais forte do que a pigmentada. Sua absorção no papel é maior, mas ela dilui com mais facilidade.
Normalmente, as impressoras a cartucho utilizam essa tinta. Papéis como o sulfite, opaline e reciclado são os mais indicados.
Tinta UV
As tintas UV são muito menos populares que as duas anteriores. Impressões com esse tipo não borram, têm uma secagem muito rápida e possuem resultados de qualidade superiores.
O resultado de uma impressão em tinta UV é de imagens muito mais nítidas que as demais. Mas, sua aplicação é mais recomendada em lonas, acrílicos, espumas XPS, vidros e adesivos.
Tinta Dye
Por fim, a dye é usada em impressoras monocromáticas. Não é tão intensa como qualquer outro tipo de tinta, sem falar que ela não é a base d’água.
As impressoras jato de tinta são as que comumente utilizam a tinta dye, mas que não devem ser usadas para documentos que precisam ser guardados com o tempo, já que desbotam.
Qual a diferença entre cartucho e toner?
A diferença entre Cartucho ou Toner está no tipo de impressora. As de jato de tinta usam cartucho, já as à laser usam toner.
Mas é claro que essa não é a única diferença. O toner imprime mais rápido, não é indicado para fotos, é mais caro, ainda que renda mais.
Já os cartuchos são bem mais lentos que o toner, dão mais resultado de qualidade e nitidez na imagem, por isso são mais indicados para fotos.
Por fim, as impressoras abastecidas com cartucho são mais usadas, e indicadas, para uso doméstico, enquanto o toner para empresas com alta demanda de consumo.
5 Marcas de tintas de impressora famosas que valem a pena
Conheça as 5 principais marcas e entenda se elas são as ideais para os diferentes tipos de tintas para impressora.
HP
A HP é uma das marcas mais populares quando o assunto é tipos de tintas para impressora. Um dos motivos é o seu custo benefício e a versatilidade de seus produtos.
Seus cartuchos e toners podem ser usados em diferentes impressoras, indicadas tanto para quem tem muita frequência de impressão quanto para aqueles com uso mais doméstico.
Canon
A Canon desponta na concorrência com a HP no mercado de tintas para impressoras, ainda que seu preço possa ser maior um pouco.
Um dos fatores que possa justificar esse encarecimento é a quantidade de tinta em cada cartucho, o que faz com que os produtos da Canon durem mais.Epson
Por sua vez, a Epson oferece alguns cartuchos de alta qualidade, em kits com os quatro tipos de cores para uma impressão com ciano, magenta, amarelo e preto.
Um destaque importante é que a boa durabilidade de suas tintas em preços bem mais acessíveis do que a Canon, por exemplo.
Outro destaque, visto principalmente nos cartuchos da linha 296, é que a tinta raramente desbota, dando uma ótima durabilidade para os impressos com Epson.
Lexmark
A Lexmark não possui a força de mercado das outras três anteriores, mas merece atenção do consumidor.
As tintas da marca são ótimas para impressões que devem ser guardadas por bastante tempo.
Sem falar da qualidade dos cartuchos, que possuem poucas contra indicações por conta de falhas durante o funcionamento.
Brother
A Brother é uma marca japonesa que tem ganhado espaço no mercado brasileiro.
Algo que tem feito o interesse dos usuários é que a Brother oferece produtos com um ótimo custo benefício, ainda que sejam mais caras.