Por que devo levar a impressora em uma assistência técnica?
Porque é neste estabelecimento que você encontrará profissionais capacitados e qualificados para manutenção de impressoras, uma atividade complexa e que demanda bastante domínio técnico e prático sobre seu funcionamento.
Entre tantos motivos que poderíamos destacar aqui para endossar a decisão, um dos principais, senão o principal, é o custo-benefício obtido com o conserto de impressora, que é excelente e, portanto, faz com que esta seja uma decisão inteligente e financeiramente viável.
Impressoras são verdadeiros investimentos para quem precisa de muitos documentos em papel, de professores a engenheiros, de redatores a consumidores finais que desejam melhorar sua organização pessoal, e isso não passa apenas pelo equipamento, mas sim pelo que ele precisa para funcionar.
Os cartuchos de tinta são exemplos clássicos. Se você já tem uma impressora, sabe como eles podem custar caro e, inclusive, superar rapidamente o valor investido na aquisição do próprio equipamento, principalmente para quem o utiliza bastante ou já o possui há mais tempo.
Logo, comprar uma impressora nova nem sempre é suficiente, já que se ela não for compatível com os seus cartuchos atuais, terão que ser comprados novos, o que aumenta significativamente o seu investimento.
Com a manutenção de impressoras, a história já é diferente, pois é possível voltar a utilizar o equipamento com o qual você está acostumado e já possui os cartuchos de tinta, às vezes até alguns adicionais guardados, os quais seriam praticamente perdidos com a compra de um novo modelo não compatível.
Há que se considerar também a praticidade de poder usar a mesma impressora e, portanto, não ter que instalar todos os drivers nos computadores, tablets e smartphones aos quais ela está conectada.
Você pode ficar tranquilo quanto à qualidade do serviço, pois quem trabalha em uma manutenção de impressoras possui o conhecimento técnico e prático necessários para resolver os problemas dos clientes de uma vez por todas.
Inclusive, pode ser que o profissional analise o equipamento e indique a compra de um novo, o que acontece quando a manutenção é inviável pelo custo ou pela demanda por peças ou componentes difíceis de encontrar, por exemplo, mas a opinião é muito mais confiável quando vem de um profissional capacitado.
Quais os problemas mais comuns em impressoras e copiadoras?
Alguns dos principais problemas que resultam na demanda pelo conserto de impressora são os seguintes:
– Vazamentos de tinta ou manchas na impressão: Devido a algum problema interno, a tinta da impressora pode estar vazando, o que resulta em manchas nos documentos impressos, seja nas bordas das folhas ou em qualquer outro lugar.
– Papel engasga frequentemente: Às vezes, alguma peça ou componente está desalinhado ou um pouco torto, o que faz as folhas engasgarem e prejudica todo o processo de impressão.
– A fila de impressão não funciona adequadamente: Nem todos os defeitos de impressoras são causados por problemas no hardware (as peças), já que também podem resultar de falhas no software (programa por meio do qual suas funções são executadas), como drivers desatualizados ou incorretos.
– Consumo excessivo de tinta: Embora nem sempre se trate de um defeito propriamente dito, configurações incorretas podem fazer com que a impressora use mais tinta do que o necessário, o que significa um maior consumo e, consequentemente, uma maior despesa.