- Papel congestionado
Esse é um problema clássico, que ocorre quando o usuário encaminha um documento para impressão e o dispositivo prende a folha. Às vezes, as páginas podem sair completamente amassadas ou ainda travar.
Para solucionar isso, basta desligar a impressora e, de forma cuidadosa, retirar o papel no sentido no qual sairia normalmente. No entanto, talvez seja necessário eliminar a fila de impressão, clicando em Ctrl+Alt+Del e seguindo todo o processo intuitivo que aparecerá em sua tela.
Vale ressaltar que, o processo para eliminar essa fila não serve para equipamentos ligados em rede, pois eles são maleáveis às diretrizes de um administrador. Assim, se faz necessário falar com o mandatário.
- Ausência de tinta
Nesse caso, existem três motivos: o primeiro é a falta de tinta no toner ou a ausência dele na impressora, o segundo pode ser problemas nos ajustes da configuração do equipamento e já o terceiro se deve ao fato de que os consumíveis podem ser falsificados ou estarem danificados.
Desse modo, é fácil solucionar o problema. Basta recarregar ou inserir o toner na impressora e ajustar as configurações, com base nas suas necessidades. Quanto ao toner e cartuchos de tintas estarem danificados, a única solução é substituí-los, de preferência, por marcas de qualidade.
Caso você não tenha encontrado a solução, verifique se o cartucho está encaixado de forma correta, já que a má instalação também pode afetar a impressão dos arquivos. Para identificar qual componente é o problemático, coloque a impressora em modo reserva, pois assim será utilizado apenas um cartucho, isto é, o que estiver bom.
- Instalação incorreta causa falhas na impressão
Antes de começar qualquer processo, é importante observar se os drivers da impressora e do PC estão instalados corretamente, e ainda, se estão atualizados na versão mais recente. Caso não estejam, os erros de configuração podem impedir a conexão entre ambos os dispositivos. Assim, para solucionar, é necessário que reinstale o driver.
Outro problema comum é utilizar cabos incompatíveis. Por isso, siga as recomendações do fabricante à risca e prefira utilizar USBs blindados, pois eles são mais grossos e resistentes, impedindo possíveis interferências na impressão.
- Falta de comunicação entre computador e impressora
Esse erro pode ocorrer por conta de cabos distendidos ou falta de conexão com a internet, dificultando que os arquivos sejam enviados e, naturalmente, gerando contratempos em ambientes muito movimentados, como o empresarial.
A solução é muito simples, note se os cabos da impressora estão conectados de maneira correta, ou ainda, se estão se comunicando com o roteador. Após isso, a impressora tende a retornar ao funcionamento normal.
- Tinta que não fica no papel
Caso você observe que a tinta esteja saindo do papel ao passar a mão, pode ser a unidade fusora da máquina que não está mais apta para ser utilizada ou o cartucho está deixando muita tinta vazar. Ainda, é possível que a tinta esteja escorrendo dentro da impressora.
Para sanar esses erros, a unidade fusora deve ser substituída, o cartucho do toner deve ser trocado e quanto ao vazamento no interior do equipamento, é fundamental realizar uma limpeza profunda.